15 December 2007

La soledad

La soledad es una ingrata a la que se le va agarrando el gusto, con un alto riesgo de parar completamene enamorado de ella.
La soledad es un hotel que no es de nadie, es una cama que no es mia, la soledad es despertarse a las 3 de la mañana y no saber donde esta el baño, la soledad soy yo, la soledad es la gota de agua de la llave del baño que dejaste prendida y que no quieres apagar por no sentirte solo, la soledad es como un suplicio generoso de la naturaleza que hace que nos encontremos con nosotros mismos para poder valorar mas a los demas.
la soledad es un espejo que no miente, la soledad son ese monton de sonidos que no escucha nadie pero que hacen demasiado ruido, la soledad soy yo, en compañia del pasado, la soledad es un beso desperdiciado en la almohada, es ver la sombra de alguien que ya no esta, es dejar de estar haciendo nada, prepararte, vestirte, abrir la puerta, salir para seguir haciendo lo mismo.
La soledad es la compañera, la del miedo, la de los futuros inciertos, la soledad soy yo.

5 comments:

Pulsante said...

Origem: Wikipédia, a enciclopédia

Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Saudade é uma espécie de lembrança nostálgica, lembrança carinhosa de um bem especial que está ausente, acompanhado de um desejo de revê-lo ou possuí-lo. Uma única palavra para designar todas as mudanças desse sentimento é quase exclusividade do vocabulário da língua portuguesa em relação às línguas românicas; há mesmo um mito de que seja intraduzível. Porém, assim não acontece no que diz respeito à língua romena, em que existe a palavra "dor", correspondente semântico perfeito da "saudade" portuguesa (em romeno, a palavra portuguesa "dor" traduz-se por "durere"). Em galego existe a mesma palavra saudade, por vezes na variante soidade; os galegos também usam a palavra morriña ou morrinha com um significado parcialmente coincidente. Em crioulo cabo-verdiano existe a palavra sodade ou sodadi, directamente derivada da portuguesa saudade e com o mesmo significado.
Recentemente, uma pesquisa entre tradutores britânicos apontou a palavra "saudade" como a sétima palavra de mais difícil tradução[1].
Pode-se sentir saudade de muita coisa:
• de alguém falecido.
• de alguém que amamos e está longe ou ausente.
• de um amigo querido.
• de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo.
• de alguém que não conversamos há muito tempo.
• de sítios (lugares).
• de comida.
• de situações.
A expressão "matar a saudade" (ou "matar saudades") é usada para designar o desaparecimento (mesmo temporário) desse sentimento. É possível "matar a saudade", e. g., relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe etc. "Mandar saudades", por exemplo no sul de Portugal, significa o mesmo que mandar cumprimentos.
A saudade pode gerar sentimento de angústia, nostalgia e tristeza, e quando "matamos a saudade" geralmente sentimos alegria.
Em Portugal, o Fado está directamente associado com este sentimento. Do mesmo modo, a sodade cabo-verdiana está intimamente ligada ao género musical da morna.

Para mim saudade é uma gota de ácido corrosivo a pingar lentamente na alma.

Anonymous said...

La fiel soledad...

escorpiona said...

La compañía que a veces buscamos y otras odiamos...

Muchos saludos en este fin de año

Chau

Da. said...

Actualiza el blog pus!

Anonymous said...

pff y que pasa aqui, nada de movimiento!! que es esto! nadie entiende que es verano y que uno quiere leer cosas!! hello!